ontem fez 19 anos sem você. E pra deixar minha saudade ocupada, resolvi fazer um arraiá pro seu neto. A gente não vai pro Brasil no inverno e ele não sabe o que é São João na fazenda, sentir o cheiro de pólvora no ar, se assustar com os fogos, comer milho assado na fogueira, canjica, amendoim cozido, ouvir forró do bom e se vestir de caipira. Então resolvi fazer o melhor que pude, dentro de casa e sem nenhum nordestino por perto.
Comprei papel de seda colorido, cola e um cordão grande e cortei as bandeirolas com ele no meu colo. Me lembro de fazer isso com Lila em Paraíso e de grudar o dedo todo na cola... engraçado que agora que sou adulta eu sei colocar o tanto certo de cola pra não grudar o dedo, mas não adianta ter essa destreza que o menino se mexe demais no meu colo e termina esculhambando tudo. Mas a casa ficou linda, toda colorida e ele passou dias apontando pra cima e gritando de felicidade.
O próximo passo foi fazer o bolo de aipim. Peguei uma receita na Internet mesmo, mas resolvi fazer que nem minha mãe mandava - ralando tudo na mão. O negócio é que "ralar NA mão" é irmão gêmeo de "ralar A mão" e tanto a esquerda quanto a direita não sobreviveram aos golpes do coco malígrino.
Daí eu me animei e cozinhei bem uns dois quilos de amendoim - deu foi trabalho pra achar o ponto do sal. Acho que despejei um frasco de sal inteiro na água e o bicho ainda assim não ficou salgado.
Aí eu me achei toda dona de casa e resolvi fazer mais um bolo e uma canjica. Tinha 12 anos que não comia canjica, que era a minha guloseima preferida de São João. Acho que era a sua também, né? Peguei a receita com minha amiga Daniella:
- 3 espigas grandes de milho
- 500ml de leite de coco (do coco cortadinho e batido com água morna)
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1 pitada de sal
- Bate tudo no liquidificador, peneira e leva ao fogo - mexe até dar o ponto! Se precisar de mais açucar, vai acrescentando ao longo da mexida com colher de pau. Sentido horário, por favor!
Olha só que receita, né? O que é uma espiga grande? Quanto de água morna bate com o coco pra tirar meio litro? O fogo é médio, baixo, ou alto? Quando é que dá o ponto?
Eu te digo quando é o ponto: é quando você fecha os olhos e sente o cheiro que tá saindo da panela, e na sua mente fecha a imagem da sua infância e você vê uma mulher negra pequena e magra, com um vestido de algodão, e um pano enrolado na cabeça, e uma fatia de alho colada em cada têmpora. Aí você sabe que pode desligar o fogo, passar pra uma tigela e botar um pouquinho de canela por cima.
E São João não existe sem música, então eu fiz uma playlist com suas músicas favoritas. Coloquei umas que são a cara de Tunim também, queria que ele estivesse aqui. Você precisa ver como ele brinca com Tiago. A única música que não coloquei foi a da vaca estrela porque eu ainda não sei ouvir sem lembrar de você e aí me dá vontade de chorar. Esse São João não é de choro, né?
Esse é o São João que seu neto fica sabendo quem você é.
Saudades,
Sua garota
PS: Tiago tem seu cabelo. Quando eu lavo o cabelo dele, eu penteio pra trás que nem você fazia. Mas como não tem brilhantina, o cabelo volta a cair na cara dele.
Recent Comments